A percepção do universo captada pela ordinária visão de um jornalista terráqueo

terça-feira, 1 de abril de 2008

1˚ de abril na web - 3 embustes famosos e ardilosos

Mentir no primeiro dia de abril virou uma tradição quase que global. Países dos quatro cantos do mundo já adotaram o costume de pregar peças nessa dissimulada data. O Dia da Mentira, como é conhecido no Brasil, ganhou versões nos mais variados idiomas, como o April Fool’s Day ou Dia dos Tolos na língua inglesa e Pesce D’aprile e Poisson D’avril nos respectivos italiano e francês, que significa peixe de abril.

Existem várias versões para o surgimento deste hábito, mas a mais conhecida data do século XVI, na França. Na ocasião, zombeteiros de plantão caçoavam de algumas pessoas que resistiam à adoção do calendário gregoriano - que alterava o início do ano novo de 1˚ de abril para 1˚ de janeiro -, enviando-os, no “Dia da Mentira”, presentes extravagantes e convites para festas inexistentes, brincadeiras que ficaram conhecidas como plaisanteries (gozações em francês).

Na internet, o 1˚ de abril ganhou força talvez ainda maior e famosas traquinagens já foram realizadas. Elenco aqui duas que mexeram com as páginas da web e uma que está acontecendo hoje.

- em 2005 o Google anunciou a linha de bebidas Google Gulp, que prometia maximizar a eficiência de navegação dos internautas, deixando-os mais inteligentes. Além disso, a bebida, que vinha em quatro sabores (Beta Carroty, Glutamate Grape, Sugar-Free Radical e Sero-Tonic Water), chegaria ao mercado em versão beta e uma edição limitada contaria com um componente auto drink.


- outra que ficou conhecida foi a pegadinha do PodShave, um produto que unia o IPod a um aparelho de barbear, tornando a tarefa de extrair pêlos mais agradável. A empresa que aplicou o trote anunciou também a versão feminina do acessório: o PodShaveLady, em rosa.


- este ano, os usuários do Orkut se surpreendem ao depararem com o logo “Yogurt” substituindo o nome da rede social. Se você ler este texto em tempo, confira.

Um comentário:

João Prado disse...

manchete de ontem, em algum jornal: "césar maia está com dengue"

abraz de repelente!