A percepção do universo captada pela ordinária visão de um jornalista terráqueo

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Monetização Bloguetária

Matéria veicula neste mês na revista Info fala da Profissão Blogueiro, citando três (bons) exemplos de blogueiros que trocaram seus holerites pelos posts, dando dicas para seguir esse caminho e relacionando 5 mandamentos do blogueiro.

Entre os profissionais da blogosfera citados na matéria estão Carlos Cardoso, Igor Pucci e o grande guru da área Edney Souza.

Cardoso, 39 anos, largou o emprego de analista de sistemas sênior para se dedicar à atividade. Mudou-se para uma cidade pequena do interior de São Paulo onde alimenta, entre outros blogs, o Contraditorium, que tem como tema principal, vejam só, blogs. Segundo o mesmo, seu salário hoje é equivalente ao que ganhava como analista de sistemas.

Igor Pucci, cientista da computação de 24 anos, deu vida ao Pérolas do Orkut com uma mania comum entre viciados no compartilhador: xeretar perfis alheios. Conforme a revista Info, Pucci se inspirou no site americano Hot or Not e consegue, com o seu blog, média de 25 a 30 mil visitas mensais.

Já Edney Souza, o único dos três que eu realmente conhecia antes de ler a matéria (já, inclusive, troquei e-mails com ele), para mim é o grande nome da área. Também ex-analista de sistemas, vive de blog desde 2005, graças ao seu Interney. No início do ano passado, ele criou o Interney Blogs, um coletivo que reúne 40 renomados autores da blogosfera brasileira, e atrai mais de 1,7 milhão de visitas (3,5 milhões de page views) nos meses de melhor audiência. A fórmula que Edney encontrou para ganhar dinheiro foi através de programas de afiliados, como MercadoLivre, JáCotei e BuscaPé, além do Google Adsense, do HotWords e de publicidade direta. No começo deste ano, Edney criou também o Blog Content, consultoria de mídias sociais especializada em blogs. Por essas e outras que o apelidei de Guru da Blogosfera Brasileira.

Entre outras coisas, a matéria da Info fala da importância de conhecer alguns mecanismos da blogosfera como o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca.

Para finalizar, publico aqui os 5 mandamentos do blogueiro, segundo a resvista:

1- Focar num tema específico de seu domínio
2- Aprender e colocar em prática técnicas de SEO
3- Ser um leitor e comentador assíduo de outros blogs
4- Postar diariamente
5- Ter um bom RSS

*****

P.S. 1: Caso queira dar um upgrade no seu blog, sugiro uma visita imediata ao Interney. Lá você encontra diversas resenhas de como aprimorar o seu blog.

P.S. 2: Visitando o Pérolas do Orkut, olha o que eu encontro. É possível?


P.S. 3: Melhor do que a foto e o "erbegue" foi o comentário do internauta Naruto Amazonas: “se peito fosse cérebro, ela seria um gênio


8 comentários:

João Prado disse...

bueno, no meu caso, cumpadre:

1) focar num tema específico: no
2)colocar em prática idéias de SEO: no
3)ser um leitor e comentador assíduo de outros blogs: yes leitura, mezzo comentador
4)postar diariamente: depende do humor

reprovei.

PS: o que mais você viu no orkut?

Luís Pereira disse...

não tenho orkut, cumpadre. Mas ainda farei um.

Luís Pereira disse...

não tenho orkut, cumpadre. Mas ainda farei um.

Luís Pereira disse...

a propósito, Jony, você leu o texto?

Luís Pereira disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk ... filha da mãe. Que merda. Ninguém vai entender nada. 8) é nóis mano.

Square Beast disse...

Legal esse texto hombre, várias dicas lokas que provavelmente eu nem vá usar (rs..) Pra ver como eu ainda sou primitivo na parada.
abs
ps: e o convite do casamento?

Luís Pereira disse...

Legal né mano. Mas tem que bitolar. Esse é o problema. O convite vc vai pegar hoje. Vou encontrar o Jony no Katanga. Me liga!

Square Beast disse...

demoro, acho que vou assistir o jogo do tricolor na toca do Urso