A percepção do universo captada pela ordinária visão de um jornalista terráqueo

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Qual parte do corpo? O pescoço ou o rabo?


Este é o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), órgão de cúpula do Poder Judiciário responsável pela guarda da Constituição.

Sua face está estampada neste post porque acredito que o ministro esteja agindo de forma muita estranha ultimamente. Três atitudes de Mendes, todas contrárias à operação Satiagraha da Polícia Federal, tem me incomodado profundamente.

São elas:

- Ter achado abusiva a condução da PF na prisão dos picaretas Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta, afirmando ter sido desnecessário o uso de algemas, alegando que os detidos não ofereciam resistência. (Pois bem, pergunto: Qual resistência oferece um inerme ladrão de galinhas diante de armas de fogo? E afirmo: algema é coisa de ladrão, independentemente se o roubo é de guiné ou de 100 milhões)

- Ter concedido habeas corpus aos três. Por se tratar de prisões temporárias, Dantas, Nahas e Pitta ficariam no máximo 10 dias presos para que a polícia pudesse concluir suas investigações sem que os acusados atrapalhassem. (Menos mal que a PF foi contra a decisão de Gilmar Mendes no caso de Dantas e, onze horas depois dele ter sido solto, decretou novamente sua prisão. Desta vez, preventiva e por acusação de suborno)

- Após ter sido alertado por uma desembargadora de São Paulo que teria sido monitorado pela PF na mesma operação, Mendes ordenou varredura nos telefones do STF.

Diante de três atitudes no mínimo duvidosas, só posso crer que de duas uma: ou Gilmar Mendes está com o rabo preso ou está envolvido até o pescoço.

2 comentários:

leoburla disse...

Se o nobre ministro não tivesse o rabo preso, ele não seria presidente do STF... Afinal de contas, quem o indica para essa posição??? ;)
Politicagem à brasileira é isso aí.

João Prado disse...

é isso, black face! segue: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3003387-EI6578,00.html

abrazz