A percepção do universo captada pela ordinária visão de um jornalista terráqueo

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Oito coisas que gostaria de fazer antes do Sr. Morte bater na porta

Faz algum tempo que ouço falar em memes, mas, por dois motivos, nunca havia participado de nenhum: primeiro porque nunca tinha sido convidado; segundo porque nunca tinha tomado a iniciativa de elaborar um. Para quem ainda não sabe, na blogosfera, meme é um tipo de corrente bem parecida com a antiga brincadeira do caderno (coisa de quem fez colegial nos anos 1990), em que perguntas e idéias que giram em torno de um mesmo tópico são passadas de mão em mão.

O termo meme, inventado por Richard Dawkins no seu bestseller O gene egoísta, quer dizer a unidade mínima da memória, ou seja, o meme está para a memória assim como o gene está para a genética. Em síntese, meme é uma “unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro”, definição da Wikipedia que, acredito, resume bem o seu significado.

Na blogosfera, cada meme tem sua regra. Este, por sua vez, não poderia ser diferente e é composto por três:

- Listar oito coisas que gostaria de fazer antes de morrer (ófbio [sic], como diriam alguns amigos loucos).

- Convidar oito blogueiros amigos e se certificar que eles recebam o convite.

- Informar quem te convidou para participar deste meme.

Começo, então, pelo terceiro preceito. Recebi o convite das “mãos” do blogueiro gente finíssima Massao, que se autodenomina geek e amante da fotografia. Conheci-o virtualmente no microblogging Plurk. Em meio a tantos plurkeiros frívolos (existem exceções), Massao se destaca como um cara maduro e de idéias interessantes.

Agora, sem mais delongas, vamos ao propósito deste meme:

- Até pelo momento profissional que estou passando, a primeira coisa que vem na cabeça é emplacar uma grande reportagem. Conseguir noticiar um furo e ganhar uma capa em um jornal ou revista de renome.

- A segunda coisa é indubitavelmente viajar o mundo. Tenho esse sonho de conhecer os quatro cantos deste Planeta Terra, seja percorrendo o caminho de Santiago de Compostela ou fazendo um mergulho na Indonésia; seja passeando em Roma ou engajado em um projeto social em Joannesburgo; seja descendo o rio Nilo de canoa ou surfando na Pororoca.

- Como já casei, um próximo objetivo no que tange o lado familiar é ter meus filhos. Primeiramente um menino e uma menina. Depois pensarei na possibilidade de adotar o terceiro, provavelmente outro moleque (todos corinthianos).

- Construir uma casa na praia. Não precisa ser uma mansão. Uma casa no meio do mato com sacada e vista pro mar. Um jipe na garagem.

- Criar condições para viver como profissional autônomo, cujo único vínculo empregatício seja mandar meus textos nos prazos para as diferentes editorias.

- Saltar de pára-quedas. A cada ano que passa eu fico um pouco mais cagão para essas coisas, principalmente para as que envolvem altura. Por exemplo, bungee jump eu já desisti. Anos atrás talvez teria feito. Hoje já era. Mas com relação ao skydiving, sempre penso: putz, tenho que experimentar esta sensação. Espero que não enrole até um dia não poder mais.

- Escrever um livro e plantar uma árvore. Definitivamente não desejo o triste epitáfio de meu tio Job (o maior e inigualável escritor da família) na minha lápide: “árvore ele não plantou, livro ele não escreveu, filho ele não gerou, então ele não viveu”. (Te amo Tio Job, você fez muito mais do que pensa. Deixa de ser modesto. A propósito, para quem não sabe, ele não está morto. Só escreveu um livro sobre epitáfios, cujo último da obra e acima mencionado, segundo o próprio, é autobiográfico. Vê se pode!)

- Para finalizar, assim como Massao, tenho este grande sonho de ver a Terra do espaço. Segundo o adágio popular, sonhar nunca é demais. Portanto, se tivesse a mínima chance de realizar esta fantasia, agarraria com unhas e dentes. O único problema é que não sei se voltaria em condições de levar uma vida normal.

Hora de repassar o meme para os blogueiros comparsas. Convoco, então, Homem Cinza aka de Daniel Boa Nova, o cara que está sempre fugindo da nuvem cinza que insiste em persegui-lo; João Prado, o jornalismo em forma de pessoa que passa por aqui, pelo tiroteio; Mari, a nossa correspondente espanhola e, ouso dizer, a mulher que mais entende de música no Brasil; A Besta Quadrada, aka de André Régis Neto (mais conhecido como Nuno ou Indiano), cujo blog desce redondo; Daniel Consani, um gentleman da arte de compor escritos; Urso aka de Ricardo Ortiz, um mestre na arte do caô e dos textos carregados de emoção; Gui, nosso correspondente australiano que foi tentar a vida em meio aos cangurus; e, completando a lista, a encantadora atriz Marília Miyazawa, que relata com fidelidade a dura vida de Viver de Teatro.

12 comentários:

Fabio Raphael disse...

Gostei Osama, Gostei!
Estava esperando ha uma semana esse Meme sair! Desde que li o do Massao fiquei imaginando.... o que o Osama vai mandar nesse MEME?
Gostei do que li! e gostei das pessoas que foram cnvocadas!!

Mais um belo texto!
Grande abraço!

Marília Miyazawa disse...

farei! convite de amigo-irmão é ordem!!!!!!!!!!
beijo grande

Mari disse...

Oiiiiiiiiiiiiiiii. Farei, mas preciso de um tempo para pensar, já que cada dia que acordo tenho vontades distintas. Enquanto os brasileiros chamam essa cidade de barça, o resto do mundo chama ela de barceloca. foda. Ah, a cada dia q passa eu vejo que sei menos de música hehehe.
beijos

Square Beast disse...

Firma!!!

agora eu entendi o texto do urso..hehe

convocação é uma ordem, texto em produção..

abxxx

Massao disse...

Da mesma forma eu também nunca tinha participado de um meme, pelos mesmos motivos, mas não dava importância mesmo a um. Mas ao fazê-lo, gostei da repercussão.

E olha que legal, essa sincronia do sonho de ver a Terra do espaço. Da mesma forma também tenho os sonhos de pular de pára-quedas e vôo de balão, por exemplo. Do que o Caminho de Santiago de Compostela, penso em fazer primeiro a versão paulista, o Caminho do Sol.

Valeu cara, por ter atendido ao chamado e também pelas citações (rs), estou lisonjeado ;)

Grande abraço!

Mari disse...

já tá lá

Guilherme disse...

E aí Osama! É nóis na net de novo!!! Meu meme está lá, reinaugurando o blog!!! Abração!!!

Felipe Mortara disse...

Salve Sr.Luis!

Osama, vlaeu pelas palavras man!

O blog vai indo do jeito que dá, quando tenho um tempinho de net grátis.... é claro que tem sempre muuuuuuuuuuita coisa pra falar, mas vamo pianinho, né não!?
Mano, o plano é ficar um ano, até abril do ano que vem, de banda por aí... por sinal, você não tá ligado de algum site, ong, qq coisa que aceite voluntários. Se puder escolher zona de conflito então... melhor ainda! Devo ir pra Israel e Líbano em novembro, tomara!
Se tiver algum canal de frila pra algum veiculo, tenho umas fontes calientes aqui na Sicília, de máfia e afins... mais fontes mais pra frente.
Fica na paz, tô sempre aqui.
abraz

karina disse...

Mt legal Osama, estava com saudade de ler o seu blog, qd li ja vi uma otima materia...bjao

Anônimo disse...

Muito legal!!! Sempre adorei responder esses cadernos de enquetes, agora com a internet tudo ficou digital, então sempre respondo, mesmo que eles fiquem arquivados. Rssss

Beijos

Marília Miyazawa disse...

minha lista já está lá... engraçado como certas coisas nos fazem pensar na vida e ver as prioridades...
beijo grande

Anônimo disse...

Fala Tom...
Falando em meme...
Dia 31/08 é o Dia do Blogue...

Um espertinho percebeu que o número 3108 parece (?) com a palavra Blog e resolveu inventar essa...

É um meme Global...

As regras são:

* Escolha cinco blogues para indicar aos seus leitores;
* Avise por email aos blogueiros que você irá indicá-los;
* Dia 31 de agosto publique o post com as suas indicações, contento a tag http://technorati.com/tag/blogday2008 e um link para http://www.blogday.org.

Bom, estou indicando o Jornalista Terráqueo...
Só pra vc saber...
Não tenho teu email, por isso to colocando esse comentário...

Abração
Gabriel Dread Siqueira